ORIGEM DA DANÇA


Foto: Espetáculo Dança para Iansã

   Nascida nos terreiros de candomblé, ritmada ao som dos atabaques e coreografada com movimentos expressivos de inspiração africana, a dança afro, como todas as artes, é fruto da necessidade de expressão do homem, logo, carrega características da natureza humana. A dança afro é toda manifestação cultural negra presente no cenário brasileiro, desde as danças folclóricas a danças de rua como o break e a capoeira.
O principal vínculo da dança com a cultura africana é expresso através das coreografias. Os passos são uma releitura dos movimentos feitos pelos orixás nos rituais de candomblé, cada movimentação é religiosidade, resistência, diversidade e manifestação cultural, que precisa ser valorizada e reconhecida como construtora da identidade do brasileiro.
    Assim como a religião, a culinária e a música, a dança é um grande elemento de resistência da cultura africana. Através de movimentos sutis e estéticos, ela simboliza uma cultura pouco valorizada, a sensibilização provocada pela dança possibilita um auto-conhecimento, uma reflexão, ensina a valorizar a própria cultura.